site pessoal de Luiz Alexandre F. Ferro

ESCOTISMO

" A honra para o escoteiro é ser digno de confiança"

Minha História no Escotismo 

(ou seria "Meus Amigos no Escotismo")

   Ingressei no Movimento Escoteiro em 1984, no 19º Grupo Escoteiro Católico São Pedro de Cascadura (hoje, 3º Grupo Escoteiro Católico São Pedro)  onde  vivi a melhor fase da minha vida (a adolescência).  Entrei graças à uma exposição (com palestras e descidas em rapel) feita na escola onde eu estudava. Fiz  vários  amigos  (Renato Jacob, Luiz Girão, Celso, Eduardo Damião e Eduardo Cândido, Gualter, Pequeno, Calado, Fausto, Alex, Marcelo Brandão e seu saudoso  irmão  Leandro, Marcelo Vetromille, Marcelo Eiras, Sancler, Robson  Pacheco,  dentre outros...), aprendi com grandes chefes como a  minha eterna Akelá, a Ch. Estella, que Deus a tenha, minha  Bagheera Ana, meus chefes  escoteiros Alvino, Eduardo Sorriso, Elton (que também partiu para o Grande Acampamento), Gabi, Mario, André "Ratinho", Willian e Uelis, meu único e eterno chefe Sênior  Marcelo Valladares, a quem tenho como, além de um grande amigo, um verdadeiro mestre, e tento ser para a minha Tropa o "carinha legal" que ele foi comigo (com a Tropa...).

Patrulha Lobo 19º GE (1989)

   O que mais me fez bem, na minha vida escoteira, foi a  liberdade que  tive, quando membro juvenil, de poder conhecer outros grupos e fazer mais amigos (Cataldo, Cabral, Chocolate e Rafael "Amsterdã" do 36, Sapão do 81, Tito, Etiene, Marcelo "Panterinha", Alessandro e Paulo do 6º, Elana do 33, Robson, Gilmar e Haroldo do 101, Fabi do 107/SP e muitos outros...).

Patrulha Monte Castelo 19º GE (1991)

   Quando completei meus 18 anos, mudei de GE para o 33º Grupo Escoteiro do Ar Padre Vermin onde fui recebido por grandes novos amigos (Marcos Augusto, outro grande mestre que que me orgulho muito em ter como amigo, Renato Chaves, Baby, Léo, Ludmila, Gugu...) que juntos curtimos muitas farras e muitas coisas legais.

Eu e o Joao Luiz Tequila

   Me afastei por pouco mais de um ano e quando retornei, recebi o que foi o meu maior orgulho, a Tropa Sênior. Lá tive a oportunidade de conhecer grandes Seniores/Guias notáveis (Fabiana, Claudio "Latino", Rodrigo "Azulay" (que partiu para o Grande Acampamento), Junior "Jegue", os Carautas, os Tafuris, Bruno "Mocochoque" e o Fabio "Chocomilque", Leandro, Ranna e Capichaba, Evandro, Evantuil, meu irmão de sangue Adriano "Cueca", os irmãos Parada e Paradinha, os hilários Rodrigo "Mocochoque" e Thiago "Bilai", Fellipe "Galo", Daniela, as gêmeas Patrícia e Daniele, Roberto, Marcus Vinicius,  Thiago Esquisito, Bolinha e Rafael Yuji, a alegria do Fabiano "PQD" , a força do Ricardo "Eré" e a disposiçao da Pâmela.... meus cinco Escoteiros da Pátria Renata Piggy, Jorge Ricardo, Nélinho, Akemi e Thales... cada um com a sua característica, com o seu jeito...). Cintia, Tiemi, Douglas, Bibica, Aline, Marcelo...

Tropa Sênior 1997

        Por trás sempre tive o apoio de grandes amigos como o João Luiz "Tequila", o Cataldo, o Piauí do 9ºGE, a minha ex-assistente Chris e muitos outros....

Tropa Sênior 2000

        E ainda, as pessoas que têm me dado o maior apoio e que sem elas, não teria condições de estar no Escotismo, Rogério Prates (meu assessor pessoal e orientador da minha Insígnia, que infelizmente não está mais entre nós, mas fico feliz de ter conseguido realizar seu sonho de retornar ao 33), Guilherme Nóbrega (1º GE João Ribeiro dos Santos), João Rodrigo, Luciano "Parrudo", Pael e Bolívia (41º GE Redentor), Fábio Marques (3º GE São Pedro) Marcelle, Dani, Elias, Guzman, Iuri e Valentim (30º GEAr São Miguel), Luiz Barreto (55ºGEAR Julio Verne), Rodrigo Franco e Rosane (69º GE Itatiaia), Ursula (44º GE Sta Cruz de Copacabana), Rafael Lobato (sem GE) um grande amigo que descobri, brigamos muito mas, sempre chegamos a um ponto comum (ele é tricolor), a disposição do Anael, que infelizmente se afastou para estudar mais um pouco, que foi Sênior na Tropa e carrega isso no sangue, a Rafaela que chegou na chefia da Tropa de fininho e foi tomando o seu lugar, conseguiu e hoje é a Chefe da Tropa Mista, o Carlinhos com seu carisma e suas piadas "inéditas", o Paradinha com seu sangue novo e a todos aqueles que injustamente não cito nesta  página mas que também fazem por valer a pena.

Tropa no 1º Torneio Mafeking. No 75ºGEAR Baden-Powell

         Em setembro de 2006, me afastei do 33ºGEAR e fui dar um "bola" no meu ex-grupo (atual 3ºGE). Em março de 2007 fui recebido pela família JULIO VERNE (55º Grupo Escoteiro do Ar Julio Verne), onde tive oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias, como os Wisnies (pai e filho), os Varellas, Liz e Luana, Tati e Omar, Gland, Gabi... ao lado de companheiros como Franklin Roulf, Pedro Tiê, Tamara, Naná e Marquinhos, à frente da Tropa Tupã, onde fiquei até julho de 2008.

         Em 2008 retornei ao local onde consegui o meu melhor escotismo e aceitei trabalhar num novo desafio, junto à diretoria, após uma breve passada pelo lendário Clãrear e pela poderosa Tropa Sênior Mista.

        À todas estas pessoas, amigos meus, e ainda aqueles que injustamente não citei aqui, agradeço e dedico a conquista da minha Insígnia de Madeira. Sem eles, eu jamais teria conseguido.

 Agradeço a Deus todas as noites por olhar a minha volta e não ver só escoteiros, mas sim amigos. De verdade!

Grato, Gratíssimo!!

Sempre Alerta!!

Rogério Prates entregando minha Insígnia de Madeira



@